Giliard Ferreira

Olá! Meu nome é Giliard Ferreira, sou o fundador da Escola Importar.

Resido em Fortaleza, Ceará, e meu objetivo é ensinar as pessoas a evitar os preços abusivos no Brasil por meio da importação. Iniciei a Escola Importar em 2012, um dos primeiros blogs sobre importação no país. Antes disso, importar da China e dos EUA era um segredo bem guardado.

Posso afirmar que este blog foi um dos responsáveis por popularizar a importação no Brasil. Muito do que vemos hoje é resultado das informações divulgadas aqui. Em 2013, surgiram diversos cursos sobre importação cujos conteúdos eram baseados nos ensinamentos de nossos artigos.

Estamos aqui para fornecer toda a informação necessária e auxiliar os iniciantes que têm dificuldade em encontrar conteúdo de qualidade e atualizado sobre importação na internet.

Como eu descobri a importação? Fiz minha primeira importação em 2010. Naquela época, encontrar informações na internet sobre importação da China e dos EUA era bastante desafiador. Alguns fóruns tinham comentários a respeito, mas ninguém explicava como fazer. Eu sabia que importar era vantajoso e acessível, mas não conhecia nenhum site de compras da China, muito menos dos Estados Unidos.

Certo dia, minha mãe mencionou que a patroa dela tinha comprado um produto diferente da China. Ao ouvir isso, meu coração acelerou, senti uma alegria imensa e vi a oportunidade de finalmente fazer minha primeira importação.

Pedi à minha mãe que questionasse à sua patroa como ela fazia e em que loja comprava. No dia seguinte, minha mãe me entregou um papel com várias anotações. Imediatamente, sentei em frente ao PC e acessei o site da DealExtreme, hoje conhecido como DX. Naquela época, não existia AliExpress nem muitas das lojas que existem hoje.

Realizei a compra do meu primeiro celular da China, que levou cerca de 30 dias para chegar e não foi tributado, afinal, ser tributado era raro naquela época. Desde então, fiz várias compras da China. Descobri mais lojas, aprendi sobre impostos e as regras de importação. Meus amigos me perguntavam onde eu conseguia aqueles produtos. Foi a partir daí que comecei a ensinar sobre importação.

Na época, eu era topógrafo e cursava Análise e Desenvolvimento de Sistema. Alguns dos meus amigos tinham sites, e foi assim que pensei em criar a Escola Importar. Na época, existia apenas um site de importação, o Compra no Exterior, que estava no primeiro mês. Assim, a Escola Importar foi o segundo site de importação do Brasil. Desde então, muitos outros surgiram e desapareceram, mas continuamos aqui, fornecendo conteúdo de qualidade. Forte abraço e sucesso nas suas importações!

Leia alguns dos meus melhores materiais: