Início Como importar Como Importar Action figures Originais do Japão e EUA e economizar muito

Como Importar Action figures Originais do Japão e EUA e economizar muito

Quando eu era criança, meu sonho era ter as action figures dos Cavaleiros de Ouro, mas, por conta da situação financeira da minha família na época, para mim era impossível.

Um Cavaleiro custava R$50, quase metade de um salário mínimo. Era muito caro.

Tenho certeza de que, se você acompanhou os episódios dos Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete, também sonhou com uma “figure” dessa.

Para suprir essa vontade, eu fazia alguns bonecos com arames e linhas. As armaduras eu fazia com cartolina, papelão e papel alumínio. Naquela época, eu já era criativo.

Fui ter a minha primeira action figure com 17 anos, quando eu já conhecia muitos animes.

Hoje eu, com meus 36 anos, continuo fã das action figures. Já importei os principais personagens de Dragon Ball, alguns de Naruto e de One Piece, além de Game of Thrones, Harry Potter e Os Vingadores.

Por isso, quero compartilhar minha experiência com você.

Continue lendo para conhecer as melhores lojas de action figures do Japão e dos Estados Unidos, além de dicas para importar pagando menos.

O que são action figures

bonecos marvel action figures

As action figures (ou figuras de ação) têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Com o advento da internet, ficou mais fácil comprar esse tipo de produto.

No entanto, há uma grande discussão, entre nerds, geeks e mesmo aqueles que não entendem do assunto, sobre a sua definição.

Ou seja, há uma grande confusão sobre o que são action figures e como identificá las.

Para definir melhor o que é uma action figure, podemos compará-las aos seus primos mais próximos: as estatuetas (ou hominhos) e os bonecos. Todos os três podem cair na ampla categoria de “colecionáveis”, mas vou definir melhor cada um.

Estatuetas ou hominhos

Os hominhos são representações de algum personagem de filme ou super-herói. Eles não se movimentam, e alguns deles vêm com suportes e pedestais para ajudá-los a ficar em pé. Normalmente têm entre 6cm e 18cm de altura. Qualquer coisa maior que isso é geralmente considerada uma estátua.


Bonecas e bonecos

As bonecas são quase sempre muito maiores do que os hominhos e as figuras de ação. Muitas vezes, vêm com roupas que podem ser removidas e permitem diferentes poses, mas têm como principal característica o realismo dos traços e dos seus acessórios.

Você pode encontrar bonecos de vários tamanhos, mas eles normalmente têm 30cm ou mais. Alguns têm equipamentos intercambiáveis ​​que podem ser comprados separadamente.


Action figures (ou figuras de ação)

O que torna as action figures tão especiais é a possibilidade que oferecem de posar, característica também referida como “pontos de articulação”. Elas muitas vezes vêm com acessórios, como armas ou armaduras.

Portanto, para ser considerada uma figura de ação, a peça deve possuir pelo menos três pontos de articulação, ou seja, no mínimo a cabeça e ambos os braços permitem movimento.

Elas podem ter vários tamanhos, desde 8cm até mais de 1m. A maioria das figuras de ação é construída inteiramente de plástico moldado, incluindo as roupas e os acessórios.

Algumas ocasionalmente vêm com um pedaço de roupa de pano, como uma túnica ou capa. Podem também incluir partes de metal, como as armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco.

Já outras têm pintura automotiva, por exemplo. Esses detalhes variam de marca para marca.

Não importa qual dos três tipos você prefere, escolha o que o faz feliz.

Cuidado com as réplicas

figuras de ação como identificar uma replica 2

Com o crescimento do mercado de action figures no Brasil, começaram a surgir muitas réplicas, não só em sites chineses como o Aliexpress mas também em sites como o Mercado Livre e até em lojas dos shopping center.

Por isso, desconfie de valores abaixo da média de mercado.

Não se arrisque. Comprar seu colecionável em qualquer lugar, adquirir uma mera réplica, é jogar dinheiro no lixo.

Elas são mal acabadas, quebram facilmente, se desgastam logo e, às vezes, quando você as coloca em uma estante com proteção de vidro, sua pintura chega até a derreter.

Por isso, fique atento às seguintes dicas.

Como identificar uma réplica

1. Preço

O primeiro detalhe que você deve observar é o preço. Desconfie de preços muito abaixo da média, pois as figuras de ação originais são artigos caros, e quem já coleciona há algum tempo sabe disso.

Se você tem interesse em comprar uma, faça uma pesquisa online e analise a média de preço. Se o item que você escolheu estiver na média de mercado, já é um ponto positivo.

2. Detalhes da caixa

As caixas de uma action figure original vêm com o selo do fabricante, como por exemplo, Good Smile Company, Banpresto e Hot Toy. Outro selo importante é o da distribuidora, como Bandai, Toei Animation, Marvel e outras.

Se você não encontrar nenhum dos selos mencionados, esse é um forte indicativo de que o produto é falso.

3. Detalhes do personagem

Uma action figure falsa pode ser identificada quando você presta bastante atenção aos detalhes.

Uma das fabricantes de action figures, a Good Smile Company, divulgou uma série de conteúdo mostrando alguns exemplos de falsificações.

Veja a imagem abaixo:

action figures replicas x originais

Um forte indício de falsificação, por exemplo, é a oleosidade da tinta. As peças originais normalmente não têm brilho, elas são foscas.

Preste atenção ao cabelo: é fácil perceber a falta de alguns detalhes, sem contar que a cor tem uma tonalidade diferente. Nem preciso comentar sobre os olhos.

figuras de acao marvel replicas x originais

Nesse segundo exemplo, você pode reparar na pintura de aspecto oleoso e na falta de detalhes nos olhos e no cabelo.

marvel action figure suporte toys replicas

Veja esses suportes. O pirata tem apenas “Made in China” gravado no fundo. Além disso, é opaco, enquanto o original tem informações de copyright, é mais nítido e mais definido.

Se você tem dúvida se sua action é original, compare o produto com as fotografias originais no site do fabricante.

Se encontrar falhas na pintura, diferença na tonalidade das cores, falta de detalhes, elementos que não se encaixam direito, borrões, certamente o produto é falso.

Aviso: A tela do seu computador pode influenciar na tonalidade da peça, então compare apenas fotos, não o boneco em si.

4 – Material de fabricação

As action figures originais são feitas de um material chamado acrilonitrila butadieno estireno (ABS). Sua principal característica é a resistência, ou seja, ele pode ser entortado sem se danificar. Ele é rígido, porém macio ao toque.

Algumas são feitas de policloreto de vinila (PVC), um plástico mole que pode ser dobrado facilmente. Além de ter alta durabilidade, permite criar action figures com detalhes incríveis.

Os colecionáveis falsificados geralmente são pesados, por serem feitos com material inferior, o que também dificulta a aderência da tinta e impede que se adicionem muitos detalhes. Por isso, a pintura fica feia e com pequenas falhas.

Como escolher o tamanho das action figures

Muitos iniciantes têm dúvidas sobre qual tamanho escolher.

Primeiramente, você precisa saber que as action figures são medidas em polegadas.

Por exemplo, uma action figure com escala de 1/6 tem 12pol., que convertidas dão 30cm.

É importante ressaltar que a escala tem como base o tamanho real do personagem.

Não entendeu? Espera.

Vamos usar como exemplo o Hulk e o Homem-Aranha.

O Hulk é visivelmente bem maior que o Homem-Aranha. Devido a isso, um Hulk de escala 1/5 também será maior que um Homen-Aranha de escala 1/5.

Como assim?

Entende-se que o colecionável com escala 1/5 é 5 vezes menor que o tamanho original do personagem do filme (e não do ator).

Vejamos outro exemplo, o Goku, ele tem 1,75 com base nos dados divulgado pela toei animation, esse tamanho equivalente a escala 1/1, Se eu quiser se saber o tamanho da escala 1/2, basta dividir seu tamanho real por dois.

Mas não se preocupe. Aqui está uma tabela que ilustra o que eu quero dizer.

qual o tamanho das action figures

A escala também pode ser alterada se o personagem estiver fazendo alguma pose.

action figure thanos


Dicas para importar actions figures

1ª dica

Quando importar uma action figure, você deve estar ciente de que há a possibilidade de ela ser tributada. Por isso, dê preferência àquelas que não são encontradas no Brasil facilmente.

Se você encontrar um colecionável em uma das lojas indicadas neste artigo, recomendo que faça uma simulação do custo total da importação.

2ª dica

Se você busca por preço, pesquise em mais de uma loja internacional, pois muitas delas oferecem descontos ou cashback.

Procure comprar produtos em pre-order (pré-venda). Eles são mais baratos e podem ser uma ótima chance de comprar action figures raras que podem nunca chegar ao Brasil (e, mesmo que cheguem, vão custar os olhos da cara).

3ª dica

O frete é o seu principal vilão ao importar colecionáveis. Isso porque algumas lojas oferecem poucas opções de frete, e muitas vezes eles são caros.

Porém, você pode contornar essa situação com um redirecionador de encomenda.

Essa solução é ideal para que for compra action figures em lojas dos Estados Unidos, não recomendo para loja do Japão.

Para os importadores novatos: um redirecionador é uma empresa americana que recebe sua encomenda nos Estados Unidos e depois a envia para o Brasil.

Como essas empresas enviam milhares de encomendas por mês, elas podem oferecer fretes com preços especiais, além de várias outras vantagens.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer as vantagens de um redirecionador.

Atualmente eu estou usando a UScloser, você poder fazer o seu cadastro Grátis, Clique aqui


4ª dica

Recomendo que utilize o PayPal como método de pagamento . Além de proteger os dados do seu cartão, o PayPal dá uma garantia de 60 dias para o caso de alguma coisa dar errado na sua compra.

Dentro desse prazo, você pode abrir uma disputa e negociar com a loja.

Qual frete escolher?

Essa deve ser a sua maior dúvida. Em geral, evite utilizar o envio EMS e os envios expressos, porque além de caros eles são taxados em 100% dos casos.

Por outro lado, eles oferecem algumas vantagens, como a entrega em no máximo 10 dias.

Quanto aos fretes que utilizam o correio brasileiro, quero dar atenção principalmente para as lojas japonesas. Até porque, eu já falei tudo sobre fretes da China e dos EUA.

No Japão, você vai encontrar as seguintes modalidades de fretes:

EMS: Procure evitar esse tipo de rastreio, porque além de demorar uns 20 dias ele é sempre taxado.

DHL: Esse é um envio expresso (courier), assim como a FedEx, e sempre é taxado, não importa o valor da mercadoria.

Air Small Packet: Disponível apenas para compras pequenas, oferece rastreamento parcial.

SAL Small Packet (Registered): Essa é a melhor escolha, pois tem rastreamento completo.

SAL Small Packet (Unregistered): É mais barato, mas não oferece rastreio e nem seguro.

SAL/Air Parcel: Tem rastreamento completo e oferece seguro, mas é mais caro que o SAL Small Packet.

Como reduzir as chances de ser tributado

Primeiramente, procure comprar uma figure que tenha um valor inferior a US$50. Agora, mesmo se você for comprar uma figure de valor superior a US$50, pode solicitar que a loja declare um valor menor.

No entanto, use o bom senso: não vá comprar um item de US$300 e pedir para a loja declarar US$10. Isso não vai funcionar, os fiscais da Receita não são burros.

Se você for pego mentindo, além de ser taxado num valor maior, também poderá levar uma multa equivalente a 100% do valor não declarado.

Como fazer os cálculos?

Eu faço da seguinte maneira.

Digamos que o colecionável custe US$70. Eu somo esse valor ao frete e declaro US$42 ou US$45, um valor bem próximo aos US$50.

Exemplo: se o produto custa mais de US$150, eu somo o frete e subtraio uns 60%.

Porém, sempre há o risco de o fiscal taxar o produto num valor maior. Se isso acontecer, você pode entrar com uma revisão de Imposto de Importação.

Vejamos: se você pagou US$150, declarou US$60 e o fiscal tributou como US$200, você deve entrar com um pedido de revisão e enviar todos os comprovantes de que pagou US$150. Nesse caso, você alega que foi a loja que declarou o preço errado.

Se isso não resolver, e além do imposto receber uma multa, é hora de processar a Receita Federal. Não precisa nem de advogado, e o processo pode ser feito todo online.

Agora, se você foi taxado com um valor inferior ao que você pagou, deixe quieto. Se tentar questionar, pode ser taxado num valor mais alto.

Além de pedir para a loja declarar um valor menor, você deve dizer para ela declarar a figure como toy (brinquedo).

Isso vai dar a impressão de que o produto custa menos, já que brinquedos que custam mais de US$100 são difíceis de achar.

Fica a dica.

Como fazer a solicitação à loja?

No processo de checkout nas lojas do Japão. a um campo para você colocar instruções.

Você deve dizer o seguinte:

“Please, I want you to declare as toy and value $ (valor) dollars.”

Cuidado com as caixas com o logotipo da loja.

A maioria das lojas de figures envia a caixa com a logo da empresa. Isso chama atenção e aumenta muito a sua chance de ser taxado.

No entanto, com um redirecionador, você pode solicitar que eles troquem a caixa por uma mais neutra.

No artigo como reduzir as chances de ser tributado, você vai encontra mais dicas. Recomendo.

Onde comprar action figures no exterior

Finalmente, a parte tão esperada!

Antes de tudo, quero que você saiba que todos os sites listados aqui vendem produtos originais e são vendedores autorizados.

Lojas do Japão

AmiAmi

amiami loja japonesa de action figures

A AmiAmi é uma loja japonesa para fãs de action figures. Seu preços aparecem em iene (JPY), mas logo abaixo deles você vê a conversão em dólar. A loja aceita pagamento por PayPal e cartão de crédito (eu recomendo o PayPal).

Nessa loja, você vai encontrar produtos que provavelmente nunca vão chegar ao Brasil, então aproveite as pré-vendas.

Fique ligado ao fuso horário. Se você comprar de dia, vai receber um e-mail e só de madrugada vi receber o e-mail para fazer o pagamento.

Para que gosta de anime, você vai encontrar action figures do seu personagem predileto.

Eu comprei minha figures do one piece e dragon ball na AmiAmi, levou em media 50 dias, demorou mais chegou tudo em perfeito estado.

Recomendo!

HobbyLink Japan

HobbyLink Japan comprar colecionaveis no japao

A HobbyLink Japan Japan é Outra das minha lojas Prediletas. Lá você encontra action figures de animes e acessórios de modelismo.

Um detalhe muito legal dessa loja é que ela mostra os preços em real, assim você tem uma boa base de quanto está pagando.

Ela aceita pagamentos por PayPal e cartão de crédito. Sobre o frete, há outra vantagem: se você comprar vários produtos de uma vez, o frete sai mais barato do que se comprar separadamente.

Outra coisa: no checkout, você terá duas opções, a de “ship when available” (enviar quando disponível) e a de “private warehouse” (armazém privado).

Com a primeira, você pode logo enviar o produto para o Brasil; já na segunda, a loja guarda o produto para você no estoque deles por 60 dias.

Com esse recurso, você pode acumular produtos e economizar no frete. Eu faço isso com as minhas encomendas.

Nippon-Yasan

Nippon-Yasan

Assim como as duas lojas acima, a Nippon-Yasan também é confiável, e mostra os preços em real. Mas, para isso, você deve estar cadastrado.

Ela também trabalha com PayPal e cartão de crédito e fornece várias opções de fretes.

Use aquele que mais o agrada.

Dica: assim como a HobbyLink Japan, pode ser mais vantajoso enviar mais de uma peça por vez.

Plaza Japan

Plaza Japan

Comparada com as lojas acima, a Plaza Japan é a que tem as melhores condições de frete.

Recomendo o Standard Air Registered, que é mais barato, apesar de não oferecer código de rastreamento.

A loja vende action figures, modelos, brinquedos, ferramentas e vários outros produtos, que você pode pagar por PayPal ou cartão de crédito. Também dá a opção de mostrar os preços em dólar.

Nota: Se você for pesquisar pela loja no Brasil, fique ligado, porque tem um site brasileiro com o mesmo nome, mas ele não tem nada a ver com a Plaza Japan.

CDJapan

CDJapan

A CD Japan, vende de tudo, Além de action figures de personagem de animes mais famosos como naruto, one piece e dragon ball, também vai encontrar cds, livros, mangás, DVDs de animes, roupas , filmes e muito mais.

Como as lojas acima, aceita pagamento por cartão e Paypal, Oferece várias modalidade de frete, mas sempre dê preferência ao frete com rastreamento.

obs: Apos a compra se o produto estiver em stock, pode levar de 1 a 3 dias para a loja despachar o produto.

Lojas dos Estados Unidos

Para a maioria dos sites dos EUA, recomendo que você utilize um redirecionador, porque assim você pode utilizar as dicas que eu já dei para reduzir as chances de ser tributado.

Big Bad Toy Store

Big Bad Toy Store

A Big Bad Toy Store é uma das lojas americanas mais famosas quando se trata de colecionáveis.

Se você busca figures produzidas por fabricantes americanos, esse site deve ser a sua primeira escolha.

Ele aceita pagamento por PayPal e cartão de crédito internacional. Também oferece várias opções de frete, mas em muitos casos é melhor enviar para o redirecionador de encomendas.

Figurise

Figurise

Figurise outra grande loja americana, com uma enorme variedade de figures, muitas das quais você provavelmente nunca verá no Brasil.

Um detalhe interessante é que a loja tem um programa de fidelidade, então sempre que compra um dos seus produtos, você ganha GP pontos.

Então, a cada US$100 gastos, você ganha 200 GP pontos, que podem ser trocados por US$2. É pouco, mas melhor que nada.

Recomendo comprar mais de um item por vez, porque o frete para o primeiro item é caro e para os adicionais fica apena uma fração.

Faça testes. Você também pode considerar enviar para um redirecionador. Compare e veja qual a melhor opção para você.

A Figurise tem outra loja dedicada ao fãs de Gundam. A
gundamplanet.

Iron Studios americana

Iron Studios americana

A Iron Studios americana também é um ótimo lugar para adquirir action figures com um alto toque de realismo, além de um preço camarada. Ela também oferece muitas promoções.

dica: No rodapé do site tem um campo para assinatura da newsletter. Cadastre seu e-mail para ser notificado sobre futuras promoções.

Ela envia para o Brasil, mas é melhor usar um redirecionador. Quanto ao pagamento, pode ser com cartão de crédito ou PayPal.

Akiba Soul

 Akiba Soul

A Akiba Soul é uma loja com foco em personagens femininas de animes. Ela tem ótimos preços, e recomendo o envio para um redirecionador.

Nessa loja você também pode encontrar algumas colecionáveis para maiores de 18 anos.

O diferencial da Akiba Soul é que ela vende colecionáveis usados. Eu não sou muito fã de comprar usados, mas aí está a opção, para quem gosta.

eStarland

eStarland

A eStarland é uma das principais lojas voltadas para colecionadores. Seu maior foco é a venda de jogos de videogames clássicos, como Atari, PS1, Nintendo e muitos outros. E também dá para encontrar algumas action figures por lá.

Diferente das lojas acima, a eStarland é uma distribuidora, mas isso não impede que você compre no varejo.

Agora se você tiver interesse de comprar produtos para revender, vai tem que um fazer cadastro como empresa. e solicitar a lista de preços para revenda.

Assim como a Akiba Soul, a eStarland também tem uma seção de usados. Todos os usados passam por um controle de qualidade bem rígido, então eles são como novos, podendo faltar apenas a caixa e os manuais.

Vale apena da uma olhada nessa loja.

Outras lojas

Eu ainda não fiz nenhuma compra nas lojas abaixo. Mas, de toda forma, para aqueles que se interessarem por algum dos seus produtos, recomendo que utilizem o PayPal e um redirecionador.


Conclusão

Vale muito apenas importar action figures desde que você siga todos passo descrito neste artigo, esta é uma boa oportunidade de compra figures com os melhores preços.

Muito cuidado ao comprar figures em site como Aliexpress, Mercado livre e outros, o mercado está cheio de réplicas.

Por isso, procure comprar em lojas de confiança.

Se você procura por action figures de personagem de animes como naruto, dragon ball, one piece e outro, de preferência às lojas japonesas, agora se quiser personagens da marvel, DC, filmes e séries como star wars, o melhor são as lojas americanas.

Em resumo, O segredo para compra colecionáveis baratos, pesquise por preços, de muita atenção ao valor do frete, ele faz toda diferença. Outra coisa assine as newsletter dos todos os sites, assim você saberá que tiver promoções, algumas vale muito apena.

Gostaria de saber o que você achou desse artigo, deixe nos comentários.

Se gostou, compartilhe nas Redes Sociais.

Você Gostou deste Post

Clique nas estrelas para avaliá!

Classificação média / 5. Contagem de votos:

Que bom que você gostou...

Compartilhe esse conteúdo!

avatar
  Se inscrever  
Notificação de