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GearBest BR: É confiável? Vale a pena? Uma análise completa

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Muitas pessoas querem saber se a GearBest é confiável, se seus produtos são de qualidade e se vale a pena comprar lá. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre  a loja, seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu só indico uma loja se tiver boas experiências com ela e souber que ela oferece produtos de qualidade.

Hoje eu venho falar da GearBest.

Nos últimos anos, ela vem se tornado referência no Brasil. São dezenas de sites e youtubers falando dela e de seus aparelhos celulares de última geração.

Quando se fala em produtos da China, muita gente tem preconceito e acha que tudo é de má qualidade. Mas hoje em dia os produtos chineses têm altíssima qualidade, e as maiores marcas do mundo estão lá.

Não é à toa que a China tem se tornado uma grande potência na área de importação: basicamente tudo vem de lá.

É claro que existem produtos chineses de baixa qualidade, como em qualquer canto do mundo. Por isso, você deve tomar cuidado e comprar só em lojas confiáveis.

Para auxiliar ainda mais na sua decisão, neste artigo vou esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre a GearBest:

  • A GearBest é Confiável?
  • Reputação da GearBest no Reclame Aqui
  • Como comprar na GearBest;
  • Métodos de pagamento aceitos pela GearBest
  • Como escolher o frete
  • Como comprar na GearBest
  • Como abrir disputa e pedir reembolso
  • Quais os melhores produtos para comprar
  • Como conseguir promoções e cupons de desconto

A GearBest é confiável? Vale mesmo a pena comprar lá?

GearBest é confiável

A GearBest é, sim, confiável. É uma das lojas mais top da China, e seus eletrônicos são de ótima qualidade.

Mas claro que entre um e outro produto você pode encontrar algum ruim, por isso fique atento(a) aos comentários na página de cada um.

Para determinar se uma loja é confiável ou não, eu sigo vários critérios, como a minha experiência pessoal, as informações sobre ela no Reclame Aqui e a opinião de outros leitores em diferentes meios de comunicação.

Todas as lojas indicadas aqui passam por esse processo. A maioria das reclamações que a GearBest recebe é sobre a demora na entrega ou o não recebimento do produto.

Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que a GearBest é um site da China, então os produtos demoram mesmo a chegar, podendo levar até 90 dias, e muitas pessoas, impacientes e com medo, registram reclamações por isso.

Para você ter uma ideia, se não fossem toda a burocracia brasileira e o péssimo serviço dos Correios, nós teríamos os produtos em nossa casa em até 10 dias úteis.

Infelizmente, a realidade é outra. Então, se comprar um produto fora do Brasil, tenha paciência.

A GearBest no Reclame Aqui

Como você pode ver no Reclame Aqui (um dos maiores sites de reviews de lojas), a GearBest tem a reputação “Bom”, mesmo sendo um site chinês.

Para quem não sabe, os sites chineses não precisam seguir o código do consumidor brasileiro, ele serve apenas para lojas nacionais. Além disso, eles não falam português.

Mas, mesmo assim, alguns sites de compras internacionais até contratam brasileiros para ajudar a resolver esses casos.

E, como você pode ver, a GearBest é uma dessas empresas. Só isso já mostra a preocupação da loja em manter sua reputação no Brasil.

No Reclame Aqui também há relatos de produtos cancelados, com os seguintes destaques:

  • 1.516 reclamações nos últimos 12 meses;
  • 1.499 delas respondidas até agora;
  • 79,4% dos clientes satisfeitos com o atendimento;
  • A avaliação geral da empresa é boa.;

Fiquei impressionado com a pouca quantidade de reclamações, já que a loja envia milhares de produtos por mês.

A seguir, analisaremos os motivos mais corriqueiros de reclamação: demora na entrega, produto cancelado e produto não entregue.

Vamos lá!

Demora na entrega:

Todas as lojas do exterior recebem esse tipo de reclamação, mas isso se deve ao processo burocrático e à lentidão dos Correios. A loja não tem qualquer culpa.

Produto cancelado: 

Como em qualquer loja virtual, sempre vai ter alguém insatisfeito.

São milhares e milhares de compras sendo feitas todos os dias, por isso em algum momento a loja pode cometer um erro, já que ela depende de pessoas.

Um erro comum é o de vender um item esgotado.

É raro acontecer, mas acontece, e para evitar que o cliente saia lesado, a GearBest cancela a compra quando o produto está em falta no estoque (devido ao alto fluxo de vendas), e o cliente é reembolsado ou creditado na sua conta na GearBest.

Produto não entregue:

Como base, na minha experiência, duas coisas acontecem aqui:

1. A loja envia o produto, o cliente não espera o prazo de 90 dias e já diz que não recebeu a compra.

2. A loja envia o produto e, durante o transporte, o pacote cai no buraco negro dos Correios.

Nesse caso, a culpa é dos Correios, e não da loja. Caso isso aconteça, você deve entrar em contato com a loja para ela solicitar uma posição dos correios.

Caso seja um produto de muito valor, você pode processar os correios pelos transtornos causado. 

Você pode até processá-los e receber seu dinheiro de volta. Dependendo do caso, pode receber muito mais.

Aqui eu falo um pouco mais sobre esse assunto Rastreamento de suas encomendas internacionais

Se você procurar a opinião de vários leitores, vai ouvir sempre uma coisa em comum: a GearBest vale muito a pena, mas o prazo de entrega pode demorar, graças aos Correios brasileiros.

Métodos de pagamento aceitos pela GearBest

GearBest BR

A GearBest, assim como todos os sites de compra internacionais, aceita pagamentos por PayPal e cartão de crédito internacional, mas ela tem um diferencial: lá é possível comprar por boleto bancário e parcelar em até 12X no cartão.

Dica: Eu sempre recomendo utilizar o método PayPal, em todas as lojas internacionais, porque o PayPal dá algumas vantagens.

Digamos que você comprou um produto e ele ficou fora de estoque.

Normalmente, você entra em contato com a loja e ela manda você esperar 10 dias. Depois você entra contato novamente e nada.

No PayPal, você resolve isso facilmente: basta abrir uma disputa por lá que o PayPal entrará em contato com a loja por você.

Nesses casos, a loja logo resolve seu problema ou devolve seu dinheiro. Você tem até 40 dias após a compra para fazer isso.

Parcelamento: Como funciona

A GearBest oferece aos clientes brasileiros a opção de dividir os pagamentos do pedido em parcelas fáceis: 1x, 2x, 3x, 4x, 5x, 6x, 9x, 10x ou 12x.

Parcelas2x3x4x5x6x9x10x12x
Valor mínimo do pedidoR$ 45R$ 70R$ 95R$ 120R$ 145R$ 220R$ 245R$ 295
  • Dependendo da época em que você comprar, pode parcelar em 3x a 6x sem juros.
  • Pode parcelar mesmo usando cupons.
  • A opção de parcelamento não está disponível via celular.
  • Cartões aceitos: Visa, Mastercard, Hipercard e Diners Club.

Agora fica ao seu critério: ter a garantia de 40 dias do PayPal ou a vantagem de poder parcelar em 12x.

Como comprar na GearBest e pagar no cartão em 12x 

Frete e tempo de processamento

Tudo que vem da China leva em torno de 60 dias para chegar, mas esse prazo pode se estender a até 90 dias. Com os produtos comprados na GearBest não é diferente.

A questão do tempo de entrega nunca é uma certeza, pois depende do funcionamento dos Correios e da fiscalização da Receita Federal.

Por isso é tão importante utilizar fretes com rastreamento.

E para gerenciar este rastreamentos eu utilizo o Muambator.

Tipos de frete

Unregistered Air Mail (No tracking number)

  • Sweden Unregistered – Frete sem rastreamento – Não recomendo

Registered Air Mail

  • Netherlands Registered
    Switzerland Registered
    Sweden Registered – Pouco recomendado
    E-post – Super recomendado
    Belgium Registered

Priority Line

  • French Priority Mail
    BR Rastreado – Super recomendado (rápido)

Sempre recomendo que escolha um frete com rastreamento. Isso vai dar a você muito mais segurança, pois você poderá acompanhar o caminho da encomenda até a sua casa.

No entanto, atenção a um detalhe, para não ficar frustrado: o site vai estimar a entrega em “15 a 20 dias úteis” ou algo similar, de acordo com o frete escolhido, mas na realidade esse é o prazo da chegada do seu produto no Brasil. E esse prazo é respeitado.

A questão é que sua encomenda vai passar pela Receita Federal e pelos Correios, e ali seu produto pode ficar parado por pelo menos 30 dias úteis até a distribuição nacional e a entrega na sua residência acontecerem.

Portanto, tenha em mente um prazo realista de entrega, que gira em torno de 60 a 90 dias úteis. Não seja apressadinho!

Seguro contra perda e roubo

Outro detalhe é que a GearBest dá a opção de enviar suas mercadorias com seguro, o que é altamente recomendado se você comprar algo de valor, como celular, tablet, drones etc.

Esses tipos de itens têm maiores chances de ser extraviados. Infelizmente, essa é uma situação da qual a GearBest não tem controle, já que, a partir do momento em que são enviados, os pacotes são de responsabilidade dos Correios.

Se você teme que seu pacote suma no meio do caminho, pode optar pelo seguro e receber 100% de reembolso pela sua compra. Dificilmente ocorrem extravios. Nos meus 7 anos de importação, só aconteceu comigo 2 vezes, e olha que eu importo com muita frequência.

Como abrir disputas e pedir reembolso

Como abrir disputas e pedir reembolso na Geabest

Mostre o problema com fotos claras, feitas com boa iluminação, ou grave um vídeo curto (preferivelmente), e envie esse material para o Suporte, juntamente com o número do seu pedido e o número do produto (SKU).

A loja vai rever o seu caso e oferecer uma solução.

Dica: Sempre que você receber uma compra da China, filme a abertura da caixa e as etiquetas coladas nela, assim você tem como provar, caso algo esteja errado.

1. Item danificado ou não funcionando

Se o item chegar danificado ou não funcionar, você tem 7 dias após o recebimento para entrar em contato com o Suporte da GearBest e solicitar o reembolso ou um novo produto.

Recebi o produto mas não gostei

Se, por qualquer motivo, você não quiser o item, pode entrar em contato com a GearBest para a devolução do item e o reembolso do valor pago dentro de 30 dias após recebê-lo. O reembolso só acontece depois que o GearBest receber o item de volta.

Entretanto, esteja ciente de que você fica responsável por pagar o valor do frete de devolução, esse valor não é reembolsável.

Os produtos devem ser devolvidos lacrados e intactos para o reembolso total.

2. Itens faltando ou errados

Se você abrir o pacote e estiver faltando um item ou se qualquer item for diferente do que você pediu, entre em contato com o Suporte apresentando o número do pedido juntamente com o código do produto (número de SKU).

Caso tenha filmado a abertura do pacote, envie esse material para comprovar o erro.

Possíveis soluções:

1. Se a GearBest cometeu um erro, ela vai reenviar o item em falta, reembolsá-lo na íntegra ou despachar um item alternativo (se aplicável).

2. A GearBest vai decidir se você precisa devolver o produto errado ou não. Caso o produto precise ser devolvido, ela vai restituir o valor do transporte depois de recebê-lo.

3. Garantia especial do produto

Essa garantia se aplica a: vestuários, calçados, relógios e jóias, lanternas, acessórios para telefone e tablets, artigos para bebidas, utensílios domésticos, artigos de decoração, acessórios para festas e têxteis para o lar.

As devoluções para as categorias acima só serão aceitas dentro de 30 dias a partir da data em que você recebeu o item. A garantia serve para troca ou crédito na loja, e somente se seu produto chegar danificado, com defeito ou se for o item errado.

As mercadorias relevantes devem ser devolvidas sem uso e com as etiquetas intactas, juntamente com um formulário de RMA preenchido.

Todos os produtos da GearBest passam por rigoroso controle de qualidade antes de ser despachados.

Mesmo assim, recomendo inspecionar o produto com cuidado. Alguns produtos têm garantia de 7 dias após a chegada, então quanto antes você notificar a GearBest, melhor.

Como receber o reembolso

  • Os reembolsos da GearBest são, por padrão, feitos diretamente para a sua Carteira GearBest (Crédito na Loja).
  • Você pode usar sua Carteira GearBest para comprar novos produtos da marca no site a qualquer momento.
  • Se você quiser transferir o saldo da Carteira GearBest para a sua fonte de pagamento original, entre em contato com o Suporte.
  • Reembolsos para a Carteira GearBest podem levar até 48 horas.
  • Para reembolsos do PayPal, aguarde até 48 horas para a transação aparecer em sua conta PayPal.
  • Reembolsos de cartão de crédito podem levar até 14 dias úteis para aparecer na sua conta. Esse atraso depende inteiramente da sua empresa de cartão de crédito e de quaisquer intermediários.

Como solicitar reembolso

1. Primeiramente, os clientes devem enviar uma foto ou vídeo claros do produto danificado ou defeituoso. O tamanho do anexo deve ser inferior a 2MB, e ele deve ser enviado para o Centro de Suporte. Você pode enviar arquivos maiores para: support@gearbest.com.

2. Você será responsável por pagar o frete da devolução. Após a GearBest receber a devolução e confirmar o problema, ela reembolsará todos os custos. Caso o suporte técnico determine que o item não está com problema, a GearBest não compensará a taxa de devolução.

3. Itens com peso superior a 2kg ou de tamanho grande (isto é, cuja soma de comprimento, largura e altura excedam 90cm), só terão o valor máximo de US$50 compensado da taxa do transporte.

4. Antes da devolução, entre em contato com a GearBest para mais detalhes.

Pontos de fidelidade

A GearBest oferece um crédito de fidelidade conhecido como Pontos, que funciona da seguinte maneira: a cada compra realizada, você ganha determinada quantidade de Pontos.

Os Pontos podem ser trocados por dólares ou utilizados como desconto.

Observe como é possível utilizar esses pontos:

1. 50 Pontos = US$1.

2. Podem ser usados como descontos se você tiver pelo menos 50 Pontos.

3. O desconto dos Pontos não pode exceder 30% do custo subtotal do item.

4. Os Pontos não podem ser usados com cupons, ofertas especiais, preços de e-mail ou preços de venda flash.

Você pode ganhar Pontos fazendo algumas tarefas:

5 Pontos – Submeter feedback sobre o pedido.

10 Pontos – Registrar-se na GearBest e escrever um review do produto comprado.

20 Pontos – Colocar uma foto sua no perfil (em “Minha Conta”), ou fazer reviews com fotos dos produtos comprados.

50 Pontos – Assinar a newsletter pela primeira vez ou fazer reviews com vídeos dos produtos comprados.

70 Pontos – Fazer reviews com fotos e vídeos dos produtos comprados.

50 Pontos – Recomendar vídeos nas redes sociais.

Dica: Além dos Pontos, assine a newsletter, no final da página, porque a loja envia cupons de descontos e promoções.

Como comprar na GearBest

Comprar na GearBest é muito simples.

Primeiramente, clique aqui para acessar a loja, então faça seu cadastro.

Siga os passos mostrados no vídeo abaixo.

O que comprar na GearBest

A Gearbest tem muitos produtos legais, mas se destaca pelos aparelhos celulares e tablets, tanto na qualidade das peças quanto do acabamento.

Nota: Sempre que for comprar em qualquer loja da China, veja os comentários dos últimos compradores para saber se o produto atende às suas expectativas. Com a GearBest não é diferente.

  • Xiaomi
  • Oneplus
  • HTC
  • Asus
  • Lenovo
  • HUAWEI

A Xiaomi é a melhor marca, e seu celular é considerado o iPhone chinês. Ela tem aparelhos com configurações muito boas, e o melhor são seus preços, muito bons em relação a celulares de outras marcas.

Por que smartphones da Xiaomi costumam ter um bom custo-benefício?

A marca tem suas próprias fábricas, não costuma investir em publicidade e tem um sistema de venda e distribuição eficiente, o que faz com que consiga manter seus preços mais baixos que os dos concorrentes.

Smartphones da Xiaomi costumam ter um ótimo hardware

Como a Xiaomi tem um bom relacionamento com os fabricantes das peças, seus celulares costumam ter bons processadores, câmeras e outras peças, fazendo com que a qualidade de construção do celular seja boa.

Eles têm ótimas câmeras

Os smartphones da Xiaomi têm ótimas câmeras, que rivalizam com as de celulares que custam o dobro do preço.

Por isso, não deixe de considerar um smartphone da Xiaomi quando for escolher um novo aparelho.

Eles são ótimas opções, tanto pela qualidade do hardware e do software quanto pelos seus preços altamente competitivos.

Encomendas Extraviadas nos Correios Como Proceder?

Caso não resolva, você pode processar os correios, veja aqui como fazer

Considerações finais

Se você tinha dúvida sobre se GearBest é confiável, agora não tem mais. Este artigo ficou longo, mas eu detalho tudo o que você precisa saber sobre essa loja chinesa.

E você? O que você pensa? Considera que a empresa GearBest é confiável ou não? Tem alguma experiência para compartilhar?

Deixe um comentário abaixo.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Comprei um fone alfawise a7 tws na GearBest hoje depois de ler o artigo, espero que venha tudo certinho! Quando chegar eu posto aqui 🙂 Muito obrigada pelas informações!

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