Shipito Serviços de Redirecionamento de Encomendas – Compre em qualquer loja dos EUA e Receba no Brasil

Escrito por Giliard Mast Categoria:

Impostos e fretes

Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Shipito é confiável? Essa é uma pergunta muito frequente aqui no blog. Por conta disso, fiz este artigo, recheado de informações.

Eu utilizo o Shipito já há alguns anos, mas vejo que alguns leitores do blog têm dúvidas de como funcionam seus serviços e se ele realmente vale a pena.

Inicialmente quero que saiba que o Shipito é uma empresa de redirecionamento de encomendas. Ou seja, ele recebe seu pacote nos Estados Unidos e o redireciona para o Brasil.

Com ele, você pode comprar em praticamente qualquer loja dos Estados Unidos, e algumas da Europa, inclusive naquelas que não enviam suas mercadorias para o Brasil.

Além disso, o Shipito nos dá total controle sobre a encomenda, através de um serviço chamado Pedidos Especiais, com o qual você pode solicitar que o Shipito tome uma determinada ação referente ao seu pacote, como, por exemplo, mudar a embalagem, tirar fotos dos produto, fazer testes e várias outras coisas.

Isso nos ajuda a prevenir possíveis problemas, já que, se algo estiver errado, podemos facilmente devolver à loja e solicitar o reembolso.

Os serviços do Shipito custam em média de US$1 a US$3. Bem pouco, se calcularmos seu custo-benefício.

Continue lendo e aprenda várias técnicas para enviar sua mercadoria com segurança através do Shipito.

O Shipito é confiável?

procure por vendedores de boa reputação

O Shipito já opera há 11 anos; só isso já dá uma enorme credibilidade.

Diferente de outros redirecionadores, que possuem apenas um armazém, o Shipito possui unidades em Oregon, em Nevada e na Califórnia, além de uma unidade que atende as compras feitas na União Europeia, localizada na Áustria.

O segundo ponto a ser observado são as formas de pagamento aceitas pelo Shipito. A empresa utiliza, como sua principal forma de pagamento, o PayPal.

Para quem não sabe, o PayPal possui um sistema de disputas, assim como o AliExpress. Empresas que têm disputas recorrentes são rapidamente bloqueadas no PayPal, não podendo mais usar seus serviços.

A Shipito utiliza o PayPal como principal forma de pagamento desde a sua inauguração. Podemos concluir, então, que o PayPal considera o Shipito um bom parceiro, já que estão tanto tempo trabalhado juntos. E, se é bom para o PayPal, é bom para você, também.

O terceiro ponto a ser analisado é o sistema de suporte ao cliente. Em todos esses anos junto com o Shipito, todas as minhas solicitações foram atendidas e resolvidas rapidamente. Apesar de ser uma empresa americana, alguns dos seus atendentes falam português, o que facilita muito a comunicação.

O Shipito é confiável, mas, como qualquer empresa, às vezes surgem alguns problemas. Afinal, empresa que não tem nenhum tipo de reclamação também é muito suspeita.

Nas vezes em que tive algum problema com o Shipito, ele foi rapidamente resolvido. Muito dos meus amigos, e usuários aqui no blog, utilizam o Shipito. Eu, com minha experiência de 7 anos, posso afirmar que o Shipito é 100% confiável.

O que você pode fazer com o Shipito

shipito sede

#1 O Shipito é a melhor solução para você comprar em lojas que não enviam diretamente para o Brasil ou até mesmo para lojas que enviam, mas que cobram um frete muito elevado ou imposto antecipado.

#2 No Shipito, você encontra várias modalidades de frete, desde os mais caros e rápidos (FedEex e DHL) até o mais barato e lento (Airmail), o que pode significar uma economia enorme em suas compras.

O Shipito oferece as seguintes modalidade de frete:

  • Airmail: (barato, não tem rastreio e nem seguro, demora muito, 50% de chance de ser taxado);
  • USPS Priority Mail (preço mediano, tem rastreio e seguro, tempo de entrega razoável, 70% de chance de ser taxado);
  • USPS Express Mail (caro, tem rastreio e seguro, tempo de entrega rápido, taxado em 100% dos casos);
  • FedEx (courier supercaro, tem rastreio e seguro, tempo de entrega de até 7 dias úteis, taxado em 100% dos casos);
  • DHL (courier supercaro, tem rastreio e seguro, tempo de entrega de até 7 dias úteis, taxado em 100% dos casos);
  • TNT Express (courier supercaro, tem rastreio e seguro, tempo de entrega de até 7 dias úteis, taxado em 100% dos casos);
  • E outras ainda.

#3 Você mesmo será capaz de preencher a declaração aduaneira. Ou seja, você informará a quantidade de produtos em seu pacote, o valor de cada produto e a descrição deles.

[Importante] Você não deve tentar burlar a alfândega colocando um valor diferente do valor real do produto. Você pode estar pensando que está ganhando, mas na verdade, não.

Quando você envia um pacote e ele é fiscalizado pela Receita Federal, ele pode passar mais tempo parado por causa dos valores incorretos, e o fiscal será obrigado a consultar a tabela de preços, que, na maiorias das vezes, é maior do que o que você pagou.

No final, você será taxado em um valor maior do que o valor real da compra e também estará sujeito a uma multa altíssima. Também não poderá contestar o alto imposto, já que declarou um valor errado. E, no pior dos casos, poderá sofrer processo criminal por “crime de descaminho”.

Declare o valor correto de cada produto. Assim, você terá maior controle do valor do imposto. Claro, se houver.

#4 Se utilizar o serviço de consolidação de pacotes, você poderá fazer várias compras em diversas lojas nos Estados Unidos e poderá solicitar ao Shipito para juntar tudo em uma única caixa.

Qual a vantagem disso? Você economizará no frete, pois estará enviando apenas um pacote, mesmo que tenha maior chance de taxação? Às vezes, o frete de vários produtos pode sair mais caro do que os impostos.

#5 O Shipito também oferece o serviço de compras assistidas. Ou seja, faz a compra por você.

Funciona da seguinte maneira:

Algumas lojas dos EUA só aceitam cartões de crédito emitidos nos Estados Unidos. Então, mesmo que você tenha um cartão internacional, não poderá comprar nessas lojas, porque seus produtos são apenas para o mercado americano.

Por meio do serviço de compras assistidas, um funcionário do Shipito irá na loja ou no site comprar o produto para você.

Para prestar esse serviço, o shipito cobra 7% do valor total da compra. Recomendo utilizá-lo quando houver dúvidas sobre o produto, como por exemplo o tamanho de uma peça de roupa, se o produto ou aparelho funcionará no Brasil ou para produtos refurbished. Digo isso porque o Shipito dará a você total suporte para que a compra seja a melhor possível.

#6 Pedidos Especiais: Esse é o serviço do Shipito que mais utilizo. Com ele, você pode fazer pequenas solicitações para que um funcionário da empresa tome uma determinada ação, que pode ser:

  • Trocar a caixa do produto: alguns sites podem enviar uma caixa muito chamativa (cheia de logos e desenhos);
  • Tirar fotos do seu produto: para verificar se todos os itens estão nela e se correspondem à descrição da loja;
  • Verificar se os produtos não estão danificados: o Shipito irá testá-los para você;
  • Remover algo de dentro do pacote: às vezes um produto é muito pesado, e você prefere enviar separado ou deseja descartá-lo;
  • Enviar o pacote para outro endereço dos EUA: se você desistiu da compra e quer devolver a mercadoria, por questões de garantia, por exemplo.

Eu utilizo muito esse serviço quando compro produtos no leilão do Ebay. No leilão, consigo produtos bem mais baratos do que o valor real e, para evitar que a Receita o tribute num valor superior, eu faço um Pedido Especial e peço para o Shipito anexar o invoice, o recibo do PayPal e um print da página do leilão. Para mim isso funcionou em 100% dos casos.

Como o Shipito funciona

shipito sede

1. Inscreva-se no Shipito e obtenha seu endereço GRATUITO nos EUA

Para se cadastrar no Shipito, clique aqui.

O Shipito oferece dois planos: a Conta Gratuita e a Conta por Assinatura.

A Conta Gratuita:

  • Esse plano é para você que faz poucas importações. A taxa de inscrição é zero, e também não há mensalidade.
  • Você tem seu próprio endereço na Califórnia (EUA), em Nevada (EUA) e na Áustria (UE).
  • O Shipito tira até três fotos gratuitas de cada pacote.
  • Armazenamento gratuito por até 90 dias.
  • Várias opções de envio para o Brasil.
  • Notificação via e-mail sempre que um pacote chegar ao Shipito.

A Conta por Assinatura:

  • Você tem todos os benefícios do plano Conta Gratuita.
  • Sale Tax (taxa de venda) grátis para o armazém de Oregon.
  • Pode combinar seus pacotes, para mais economia (taxa de US$2 por pacote + US$3 de taxa de consolidação).
  • Envios de vários pacotes.
  • Custa US$10 mensais ou US$50 anuais.

A única vantagem da Conta por Assinatura é a consolidação de pacotes. Alguns dizem que é o endereço de Oregon, que é isento de Sale Tax. Entretanto, o valor do frete é mais caro. Agora, se você faz muitas importações, talvez seja melhor usar o plano Conta por Assinatura.

2. Compre em suas lojas online favoritas e use seu novo endereço

Com sua conta no Shipito, você pode comprar em todas as lojas dos Estados Unidos.

Algumas pessoas ficam em dúvida de onde colocar o endereço do Shipito.

Quando você faz uma compra em lojas dos EUA, em um determinado momento terá que preencher duas opções:

  • O billing address (endereço de cobrança), no qual você coloca o endereço de faturamento do cartão ou do PayPal;
  • O shipping address (endereço de envio), no qual você coloca o endereço do Shipito, como na imagem abaixo.

endereço do Shipito

3. Quando seu pacote chegar no armazém do Shipito

Você receberá três fotos gratuitas do pacote, que será armazenado em um local seguro.

Nesse momento, você pode preencher a declaração aduaneira e escolher o frete de sua preferência.

Além disso, você pode:

Solicitar um processamento rápido – US$5

Com o processamento expresso, o pacote irá pular para a frente da fila de processamento. Isso significa que seu pacote receberá tratamento VIP: fotos mais rápidas, consolidação, pedidos especiais e envio rápido.

Solicitar fotos adicionais – US$2 a US$5

Cada pacote recebido vem com três fotos, para que você possa ver exatamente o que foi entregue.

Mas você também pode pedir fotos adicionais para ver se o conteúdo está todo certo.

Solicitar Pedidos Especiais

Às vezes você precisa de mais do que o envio genérico para seus itens. Nesse momento, você pode precisar de um pedido especial. Dentre os mais usados estão tirar foto do conteúdo, testar o produto, anexar comprovante de pagamento para evitar taxação errada e remover as embalagens originais.

Colocar material de embalagem extra – US$2

Talvez você precise enviar um item frágil ou deseje segurança adicional. Você pode solicitar material de embalagem extra. Você pode optar por plástico bolha, fita, adesivo de frágil ou fita de segurança.

Fazer uma consolidação – US$3 por pacote

A consolidação é um processo em que o Shipito junta vários pacotes em apenas um. A combinação de pacotes economiza espaço e peso, o que pode economizar uma tonelada nos custos de envio.

Além disso, é muito mais vantajoso do que pagar vários envios separados.

4. Envie seu pacote

Quanto custa enviar um pacote?

O Shipito cobra uma taxa de processamento de US$2 por pacote.

Seguro de envio

Algumas transportadoras exigem seguro, outras, não. Geralmente é uma boa idéia. Eu sempre coloco seguro em produtos superiores a US$100. Nunca se sabe o que pode acontecer no caminho até o Brasil.

Para o seguro, você paga em média US$3 para cada US$100 em valor declarado.

O seguro garante o valor do seu pacote em caso de danos ou roubo até o valor indicado em sua declaração aduaneira.

Mais um motivo para você declarar o valor real da compra.

Custo do frete no Shipito

O Shipito trabalha com cinco modalidades de frete americanas. Existem aquelas de baixo custo, como Airmail e USPS FirstClass, que são lentos, têm menor chance de ser taxados e não oferecem rastreio.

Essas opções mais econômicas estão disponíveis apenas para encomendas pequenas, de até 4 lb (1,80 kg), ou para encomendas cujo valor total do conteúdo não ultrapasse US$400.

Há aqueles fretes de valor mediano, como USPS Priority e USPS Express, que são ótimos para produtos mais pesados. Não são tão caros como os fretes de courier, oferecem rastreio e seguro e levam em média 40 dias, mas você têm altas chances de ser taxado.

Os fretes do tipo courier, como TNT Expresss, FedEx Expresss e DHL Expresss são muito caros. No entanto, sua encomenda chegará em, no máximo, 7 dias úteis (raramente atrasam).

Faça a simulação do custo frete no site do Shipito

endereço do Shipito

Antes de enviar qualquer produto, recomendo que você faça uma simulação do custo do frete.

Dependendo do produto, ele pode ficar muito caro, inviabilizando a compra.

Por isso, para evitar surpresas, não deixe de fazer a simulação.

Veja o caso de uma leitor aqui do blog:

Ele comprou, na Amazon, um playstation VR, que pesa cerca de 8,92 lb (4,05 kg).

Ele me perguntou o que era possível fazer para reduzir o valor do frete, que ficou tão caro que inviabilizou a compra.

Nesse caso, ele só tinha duas opções: pagar o frete ou devolver o produto para a loja.

Para não ter esse tipo de surpresa, recomendo sempre fazer a simulação para produtos com peso superior a 2,20 lb (1kg).

Fazer essa simulação é muito simples, veja o vídeo abaixo:

[error vídeo]

Reclamações no Shipito

Logicamente, toda empresa, mais cedo ou mais tarde, vai ter algumas reclamações. Isso faz parte de qualquer negócio, e com os usuários do Shipito não é diferente.

No próprio site do Reclame Aqui, há varias reclamações sobre o Shipito. Ao analisar as mais comuns, pude tirar algumas conclusões:

As reclamações mais frequente são relativas ao seguro. Antes de analisarmos a culpa de cada parte envolvida, é preciso entender que a lei brasileira, no caso, o Direito do Consumidor, não se aplica a empresas no exterior.

Mesmo assim, o Shipito se preocupa em resolver o máximo de reclamações no site do Reclame Aqui.

Outra coisa que notei é a baixa quantidade de reclamações, para uma empresa tão grande.

Existem algumas situações relacionadas ao seguro que causam aborrecimento nos usuários. A principal delas é referente ao reembolso:

  1. O valor do reembolso é efetuado com base na declaração aduaneira, então se você comprou um produto de US$100 e declarou US$40, você vai receber US$40 de reembolso. Fique atento a isso.
  2. O pagamento das taxas do Plano por Assinatura não é reembolsável.
  3. O reembolso pode levar até 30 dias úteis para ser efetuado.
  4. O Shipito cobra US$5 de taxa administrativa por cada reembolso, mais o custo do reembolso (por exemplo, a taxa da transferência bancária).
  5. Os reembolsos são processados pela a forma de pagamento original quando possível. Se você depositar fundos em sua conta usando o PayPal, é só você fornecer seu email do PayPal.

O segundo caso é o envio por Airmail Economy. Esse é o frete mais barato do Shipito. Ele é muito lento, não tem rastreio e nem seguro. Muitas pessoas só olham o preço, na hora de escolher o Airmail, e depois ficam insatisfeitas com o frete.

Normalmente minhas encomendas por Airmail beiram os 90 dias, mas já tive dois casos em que recebi em 6 meses.

Vi que tem muitos relatos de atrasos e demora com o Airmail, mas são raros os relatos de extravio ou de pacotes danificados. Ele demora, mas chega.

O Shipito também oferece o Airmail Priority, que tem as mesmas especificações do Airmail Economy, com uma única diferença: ele dá a opção de contratar um seguro para o caso de sua encomenda ser perdida ou danificada.

Para encomendas com seguro, o Shipito oferece um prazo de abertura de reclamações de 90 dias, mas eu recomendo que você abra uma reclamação 10 dias antes.

Isso vai dar o prazo necessário para o Shipito entrar em contato com a transportadora.

SIGA A ESCOLA IMPORTAR NO FACEBOOK

E receba grátis conteúdo atualizado de importação da China e USA

Conecte-se Comigo